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Tudo sobre a Chia

A semente de chia emagrece e melhora a saúde

A origem da Chia

A origem da semente de chia é a América Central, mais precisamente o México, a semente de chia é extraída de uma planta chamada salvai hispânica. Nos últimos anos, a chia ganhou fama por ajudar diversas pessoas a emagrecer, isso por que a semente de chia é um dos alimentos ricos em fibras, esses alimentos ajudam a emagrecer. Além disso, a semente de chia também é bem nutritiva contendo diversos nutrientes extremamente importantes para nossa saúde.

Com essa fama, a chia passou a fazer parte dos emagreceres naturais mais famosos e fazer parte das dietas passadas pela maioria dos nutricionistas. Desde então a fama dessa poderosa semente só aumentou e as pessoas começaram a apostar na chia para emagrecer, a versatilidade da semente também é um ponto positivo, tendo várias fora de consumi-lá e podendo incluir a semente na preparação de diversos pratos.

chiaPor que a chia emagrece?

A chia emagrece por conter um alto teor de fibras, as fibra são fortes alisas para as pessoas que pretendem emagrecer, uma vez que os alimentos ricos em fibras tem o poder de permitir que a sensação de saciedade dure mais tempo, com essa sensação prolongada, comemos menos vezes e comemos menos por refeição. Comer menos é um dos passos mais importantes para conseguir emagrecer.

A chia e a fibras aumentam a sensação de saciedade por  que uma vez em nosso estômago e em contato com a água, elas incham criando uma espécie de gel que ocupa espaço e faz com que nossa digestão corra mais devagar. Com a digestão mais lenta, o corpo absorve os nutrientes aos poucos, com isso conseguimos comer menos vezes.

As fibras são ótimos aliados, mas também é necessário aumentar o gasto calórico diário fazendo exercícios.

Chia é bom para saúde?

A semente de chia além de emagrecer, é bem nutritiva contendo diversas vitaminas que são extremamente benéficos para nossa saúde. Ela contém ácidos graxos poli-insaturados, vitamina A, proteínas, fibras, todos tem ótimas funções para manter nosso corpo em dia com suas necessidades.

Veja a lista de benefícios que a semente de chia proporciona para nossa saúde.

1 – A ômega-3 é uma gordura boa e sua composição tem ação anti-inflamatória sendo ótima para combater assim pequenas inflamações.

2 – A semente de chia e seu alto teor de fibras são bons para os diabéticos, uma vez que as fibras tornam nosso organismo mais sensível a insulina. Com o hormônio mais sensível, o corpo consegue controlar melhor os níveis de glicemia.  A digestão também fica mais lenta e o corpo absorve os açúcares mais devagar, assim a glicemia é controlada. Saiba mais sobre a diabetes.

3 – A chia tem componentes que tornam nosso sistema imunológico mais forte, livrando-nos assim de doenças em geral.

4 – A chia tem bioativos em sua composição que agem de forma similar aos antioxidantes, que combatem os radicais livres. Os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento precoce e as rugas, consumindo a chia você pode combater estes efeitos.

5 – A chia também combate as doenças cardiovasculares, esse tipo de doença normalmente é provocada pelo sobrepeso e os altos níveis de colesterol. A chia reduz os níveis de gordura nas artérias evitando alguns riscos provocados pelas doenças cardiovasculares.

6 – A chia é rica em proteínas e aminoácidos sendo ótima para quem segue a dieta vegetariana.

7 – Os ácidos graxos que a chia contém são bons para melhorar nossa estrutura mental uma vez que agem em nossas células nervosas. Dessa maneira a chia também ajuda nossa saúde cerebral ajudando a evitar problemas como ansiedade, depressão e falta de memória.

8 – A chia também ajuda a controlar a hipertensão, isso por conter ômega-3 que é um anti-hipertensivo.

9 – As fibras também são ótimas para melhorar o funcionamento do intestino e nossa digestão.

10 – Como é rica em proteínas vegetais a chia é ótima para a recuperação muscular.

Composição da semente de Chia

Semente de chia – Por 25 g (uma porção)
Calorias 122 kcal
Carboidratos 10,53 g
Proteínas 4,14 g
Gorduras 7,69 g
Gorduras saturadas 0,833 g
Gorduras monoinsaturadas 0,577 g
Gorduras poli-insaturadas 5,917 g
Fibras 8,6 g
Cálcio 158 mg
Fósforo 215 mg
Magnésio 84 mg
Potássio 112 mg
Ferro 1,93 mg
Zinco 1,15 mg
Vitamina A 14 UI
Vitamina B1 (Tiamina) 0,155 mg
Vitamina B2 (Riboflavina) 0,043 mg
Vitamina B3 (Niacina) 2,208 mg

Como consumir a semente de chia?

Existem algumas formas em que a chia pode ser encontrada e consumida. Cada uma das formas pode ser consumida de maneira diferente com uma diferente preparação.

Veja cada uma das formas abaixo:

Semente de chia: a semente de chia é ótima para ser levada para o trabalho ou outros ambientes em um potinho. Ela pode ser consumida com sucos, vitaminas, bolos e iogurte.

Óleo de chia: o óleo de chia é perfeito para temperar as saladas que você come. Não use o óleo para fritar outros alimentos, uma vez aquecido ele oxida e perde as melhores propriedades da chia.

Farinha de chia: a terceira forma é a farinha de chia, ela pode substituir a farinha de trigo na preparação de bolos e pães. Além disso ela pode ser usada para consumir sopas, frutas, mingaus, vitaminas e sucos.

Recomendação diária

A semente de chia ajuda a emagrecer por conter fibras e é bem nutritiva, porém ela também é bastante calórica, uma porção de 25g de chia contém mais de 100 calorias por isso é a porção recomendada. Com essa porção é possível obter os efeitos desejados em engordar pela quantidade de calorias.

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